sábado, 15 de maio de 2010

Restaurantes em Gramado

Essa semana viajo para Gramado, com um grupo de colegas. É um passeio inédito desde que saí do Rio Grande do Sul, em 2008. Até então, meu namorado e eu visitávamos a cidade no mínimo uma vez a cada inverno, para aproveitar o clima da serra – friozinho delicioso que morro de saudades – e os restaurantes, que são ótimos.

A maioria dos colegas não conhece a cidade, e como vejo que o pessoal por aqui não conhece as opções, aproveito e compartilho aqui alguns de nossos restaurantes favoritos. Percebi que a maior indicação para os turistas são os cafés coloniais. Eu particularmente prefiro os cafés da minha cidade, Santa Cruz do Sul, de colonização alemã, por isso em Gramado nosso foco é fondue, cantinas italianas e galeterias.

Seguem algumas dicas:

Cantina Pastasciutta - http://www.pastasciutta.com.br/ quando o assunto é massa, sempre vem à cabeça fettuccine a carbonara, uma delícia. Gosto muito também do tagliatelle e dos molhos de quatro formaggio (o simples e o com filé). Bom demais! O restaurante oferece um Buffet de entradas por quilo, com diversas opções.

Galeto Mamma Mia – outro restaurante de comida italiana, onde o foco são os galetos (chamados “al primo canto” porque são abatidos bem novinhos – eu não gosto de frango, então não posso falar muito), a polenta deliciosa, massas (que não são o forte), entre outras comidas típicas.

Café Colonial Bela Vista - http://www.belavista.tur.br/sitenew/index.html - como já comentei, prefiro os da minha terra, mas tem muita gente que gosta desse café colonial. Servem diversos tipos de pães, geléias, salgadinhos e doces, regado à muito vinho e suco de uva, ou chás, cafés e chocolates quentes se for do gosto do cliente.

Fondue – além de não saber o nome do meu restaurante favorito lá, não consegui encontrá-lo no Google, então vou ficar devendo mesmo. E como não estarei de carro em Gramado, não vou ter como chegar lá, por que se eu fosse dirigindo seria fácil. Então, vou indicar um que é muito bom, e só parei de ir neste por conta do outro, que também é um pouquinho mais em conta, porque a sequência de fondue está entre as refeições mais caras da cidade. A dica fica pro Le Chalet de La Fondue - http://www.lechalet.com.br/ - a sequência de queijo, carne e chocolate é muito boa, com opção de carnes fritas ou na pedra, que é um pouquinho mais saudável e menos calórica. Em frente a esse restaurante existe um outro fondue, mais barato e muito bom também.

Uma coisa imperdível é o chocolate quente cremoso. Em diversos lugares é servida essa bebida. É muito legal aproveitar o movimento da rua coberta e apreciar essa delícia. 

Um comentário:

Ana Flor disse...

Amo Gramado!
Quando ainda morávamos em Porto Alegre e tínhamos um trailer (para veraneio), durante o ano ele ficava num camping em Gramado. Então, íamos sempre!
Adoro o Café Colonial Bela Vista!